terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEJA BONEQUEIRO E NÃO BONECO



Se  você perguntar às pessoas de São Luís em quem elas votaram para vereador nas eleições passadas, com certeza, obterá como resposta: “não me lembro”. Caso pergunte o nome dos vereadores com assento à Câmara Municipal, a coisa piora. Quanto mais se a indagação for sobre as atribuições dos mesmos.
Por que isto acontece?  As explicações são as mais diversas: falta de consciência política (que os próprios políticos fazem questão que o povo não tenha); o voto por amizade, em troca de dinheiro ou favores; a ausência dos vereadores nas comunidades onde foram pedir votos; o distanciamento do Legislativo Municipal com a população (apesar da Lei Orgânica de São Luís determinar que as sessões possam ser itinerantes, mas pouquíssimas vezes foram realizadas nos bairros); há pouca produção parlamentar e quase nenhuma divulgação oficial; entre outras.
Alguns Vereadores editam, através de seus gabinetes, boletins divulgando suas ações, quase sempre não passam de projetos de comendas de Honra ao Mérito (a pessoas que às vezes não têm nem uma coisa nem outra; Títulos de Cidadãos, sem saber se o homenageado prestou algum serviço de relevância à Cidade ou à população e reconhecimento de Utilidade Pública para entidades que às vezes só existem no papel.
É bom o eleitor saber que uma das principais atribuições do Vereador ou Vereadora, é  fiscalizar o Executivo. O seu representante tem feito isso? Vamos combinar uma coisa: este ano tem eleição, se você lembrar em quem votou em 2008 e se ele correspondeu a sua expectativa, reeleja-o, caso contrário, reprove-o. Não seja marionete, seja o manipulador das cordinhas da sua história.

Um comentário:

  1. OBS: os comentários feitos a às matérias postadas neste blog, são de responsabilidades de seus autores

    ResponderExcluir