quinta-feira, 29 de março de 2012

Conversa reservada com os delegados do PT

JM Cunha Santos

   Há quase 50 anos o Maranhão está no caminho errado. E foi o PT quem melhor mostrou, contestou e amaldiçoou esse caminho diante dos maranhenses. Passamos tempo demais sendo tratados como uma sub-raça, a quem a ditadura militar impôs governantes e de quem seus seguidores e descendentes compraram consciências. Foi com o povo maranhense que negociaram dúvidas e certezas para aqui implantar um reinado bucólico, um regime dinástico, triste, de tristezas tantas que aleijou o sentido da cidadania e da dignidade pública no Maranhão.

Depois do expurgo do homem do campo, vítima da Lei Sarney de Terras, que criou em São Luís o maior enclave de invasões, palafitas e bolsões de miséria da História, um poder sem compaixão, aliciou, financeiramente ideologicamente, partidos políticos, associações de moradores, clubes de pais e de mães, associações esportivas, a maioria dos sindicatos. E, assim, fez com que tudo que parecesse legal no Maranhão não fosse legítimo e tudo o que legítimo fosse, parecesse imoral. Tudo o que houve de importante nesses 50 anos foi parar nos cofres de uma única família, um único grupo político, um único poder... e seus amigos. Até os 400 anos de São Luís.

E a estrela do PT sangrava de revolta, às vezes de impotência, e solidão. Era a luta de Davi contra Golias, dos presos políticos contra os carcereiros, dos lavradores contra os grileiros armados, da Justiça contra a injustiça, da fome contra o fausto nababesco dos príncipes, princesas, duques e duquesas do reinado de José Sarney. Quantos sonhos de liberdade foram enterrados por esse poder cruel que hoje mata rebeldes com convênios, mata intelectuais com cargos comissionados e até aluga lideranças estudantis. Sobrou um Estado que não foi capaz de se emancipar; o desastre definitivo de todos os indicadores sociais.

É a esse tipo de poder que estarão se rendendo, se no dia 15 de abril votarem em Washington Luís. Não façam assim. Digam a vocês mesmos que a pata dos escroques não serve para apertos de mãos. Entendam: nunca será possível humanizar esse quadro dantesco de pobreza absoluta, violência, analfabetismo funcional, fazendo filas na frente dos cofres do governo. Mas foi o que eles fizeram, os hoje secretários de Sarney, carnavalescos de Sarney, foliões de Sarney, bibelôs de Sarney. E a estrela do PT não merece isso. Vocês não merecem isso.

O expurgo já começou. Em quantos partidos o PT terá que se desmanchar até que vocês se convençam de que foi exatamente isso o que foi planejado? A luta da esquerda no Maranhão não envelheceu tanto para cair de quatro dessa forma. Votando em Washington Luís vocês estarão votando nos descendentes da ditadura, no reinado da prepotência e da arrogância, na autoridade do cheque avulso e na legislação das ordens secretas de pagamento.

Há uma sombra imensa de misérias políticas vazando essa terra de lado a lado, uma sombra que se coloca entre os 50 anos que passaram e outros 50 anos que virão e podem ser bem piores ou iguais. E vocês não querem ser responsáveis por isso. Ou querem?

Não permitam que esse reinado se prolongue ainda mais no Maranhão. Não deixem que arranquem sem punição as pontas vermelhas da estrela da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário