quarta-feira, 28 de março de 2012

SERÀ A INVOLUÇÂO HUMANA?


Todos os dias somos bombardeados, com notícias, veiculadas na imprensa, de atrocidades praticadas por seres humanos. Estupros de menores e/ ou incapazes; barbaridades  em presídios, onde pessoas que estão  pagando pelo que fizeram de mau a sociedade, são decapitadas por companheiros de cela;  recém-nascidos jogados em depósitos de lixo, por suas próprias mães,para citar alguns exemplos de comportamento que não deveriam ser praticados por seres humanos,sem falar na estupidez das guerras que dizimam populações no mundo inteiro.
Há algum tempo, a televisão e as redes sociais vem  mostrando brigas de gangs de ruas e de torcidas organizadas, dentro e fora de  estádios e ginásios esportivos, matando-se entre si  e colocando em pânico as populações das cidades,como que aconteceu recentemente, em São Paulo, entre torcedores de Palmeiras e Corinthians, deixando um morto e vários feridos  
Estamos vivendo o Século XXI, assistindo a maior revolução mundial: a tecnológica. Hoje não existem distancias entre os povos, a internet encurta fronteiras. A medida que surge uma doença, os cientistas  descobrem um remédio para combate-la e/ou curá-la. Estamos conquistando o espaço sideral, chegando a outros planetas. Hoje prevemos o tempo, descobrindo estrelas, prevemos catástrofes, sabemos quando vai chover ou não.
No entanto, apesar dos avanços tecnológicos, estamos tendo comportamentos que não se coadunam com a nossa condição de seres racionais. Além dos crimes já citados, existem outros que não devem ser desprezados: as intolerâncias aos gays, negros, prostitutas, manifestações culturais diferentes da nossa e outras discriminações. Será que estudos antropológicos e sociológicos responderão a pergunta acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário