segunda-feira, 26 de março de 2012

MORRE O MESTRE DOS MESTRES DO HUMOR BRASILEIRO


- É mentira Terta?
- Não, é verdaaaaade.
Este diálogo fazia parte de um quadro de um programa humorístico criado por Chico Anysio, onde a Terta era obrigada a confirmar as mentiras de Pantaleão Pereira Peixoto, seu marido e velho coronel, que vivia contando bravatas. Mas na tarde do dia 23 de março, o bordão de Terta não foi mentira. Morria, no Hospital  Samaritano (RJ), vítima de parada cardíaca,aos 80 anos, o mestre dos mestres do humor brasileiro, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio. Foi o único ato não engraçado da sua carreira.
Chico criou mais de 200 personagens ao longo de sua vitoriosa carreira. Foram jogador de futebol, malandro, mentiroso, corrupto, gay, pão-duro, curandeiro, charlatão, professor, etc. e a todos eles deu voz e trejeito diferentes. Chico foi um descobridor de talentos e grande incentivador daq1ueles que estavam iniciando as suas carreiras, assim como, também procurou ser solidários com os seus colegas mais velhos, arranjando-lhes trabalho.
Um de seus quadros famosos, destaca-se uma sátira ao pastor Jim Jones, da Guiana, que levou  centenas de fiéis ao suicídio em nome da salvação  e que teria também morrido, mas muitos acreditam que ele e sua família estão vivos, desfrutando do conforto, proporcionado pelo dinheiro que roubou e continua roubando de inocentes Neste quadro, Chico personifica o pastor Tim Tones e, na sua pregação diz aos seus seguidores:
-Irmãos, acabo  de receber pelo Correio Celestial  uma carta que o Senhor me mandou, escrita do próprio punho. Na carta, irmãos,  ele pede para eu ir lhe substituir enquanto ele goza umas merecidas férias. Mas como os irmãos sabem, passagem para o céu estar muito caro. Agora  vamos rodar a sacolinha”.
E, em ato contínuo, mulher e filhos corriam a sacola colhendo o dinheiro dos presentes, assim como hoje fazem  os “apóstolos” de várias igrejas para comprar estação de televisão e fazendas de gado. CHICO,  VOCÊ FOI GENIAL!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário