terça-feira, 3 de abril de 2012

O BLOG PARABENIZA OS COMUNISTAS!


Por se tratar de um excelente texto e pelo importância do mesmo, o blog trancreve o Editoria do Jornal Pequeno, “OS 90 ANOS DO PcdoB”, publicado no dia 31 de março de 2012.

“Comunistas, felizmente, já não comem criancinhas; No dia 25 de março de 1922 era fundado o Partido Comunista do Brasil, por nove delegados representando 73 filiados. Hoje, passado 90 anos, eles são 300 mil em todo o país. A história do PcdoB abrange quase um século de mundo, quase um súlo de transformações de caráter ideológico. Tecnológico e social no planeta. Esse partido esteve em todos os lugares do Brasil onde foi preciso mudar alguyma coisa para melhor;
As ideias de Marx, Engels e Lenin, abraçadas por gerações inteiras de intelectuais e operários de todo o mundo desembarcaram no Brasil, com alguma organização, sob  os auspícios do PcdoB. A História conta o quanto os comunistas foram necessários e até indispensáveis para o enfrentamento das ideias nazi-facistas que corroeram a Europa e buscaram espaço no Brasil na década de 40.
Eles tiveram coragem de enfrentar a ditadura de Vargas e a ditadura militar, abraçaram todas as campanhas e lutas contra a selvageria do capitalismo e é possível listá-ias desde a campanha “O petróleo é nosso”, até lutas mais recentes pelas liberdades democráticas, como a luta da Anistia, das Diretas, Já, dentre outras.
É um partido que sobreviveu sob o signo da repressão. Seus mortos ainda brilham, desde a década de 30; seus militantes presos e torturados ainda marcam a história de todas as clandestinidades compulsórias que este país viveu.
Os comunistas, felizmente, já não comem criancinhas. Apesar de alguns erros históricos de avaliação, perfeitamente compreensíveis, eles hoje, até sorriem, disputam votos, mas não rasgam a bandeira da soberania nacional e do socialismo.. Afirmam – apesar das contestações do PCB – a organização partidária com atuação política mais longa na história do Brasil. Quem pode dizer que não. Quando Getúlio Vargas se tornou ditador, eles estavam lá; quando quiseram amarfanhar o petróleo do país, eles estavam lá; quando foi necessário forçar a posse de João Goulart, os comunistas estavam presentes; quando fecharam a UNE, havia comunistas por trás dos cadeados; quando editaram o AI-5, eles foram os primeiros a cair na clandestinidade.
Os comunistas, felizmente, já não comem criancinhas. Alguns deles são deputados, outros não têm barbas, embora tenham dado provas de que não há metralhadora no mundo que os intimide. Esse partido que conheceu os calabouços de todas as tiranias do Brasil, mas que só conquistou a legalidade em 1985. completa 90 anos como o partido que deu início às lutas pela  anistia, pelo fim dos atos de exceção e pela formação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
Como dito pelo comunista Carrion: “Não há uma conquista política ou social neste país que não tenha contado com a participação dos comumnistas”. São, afinal de contas, 90 anos de luta pela liberdade. O Brasil agradece. O Jornal Pequeno parabeniza;


Nenhum comentário:

Postar um comentário